Todo mundo tem momentos de constrangimento quando queremos desaparecer. Pessoas com psoríase, sem dúvida, podem apontar alguns desses momentos embaraçosos. Eu sei que posso. Nunca me acostumo com as pessoas olhando para minha pele ou perguntando: “O que é essa erupção na sua perna?” Às vezes, prefiro apenas ficar em casa do que enfrentar um momento potencialmente constrangedor.
Momentos constrangedores com psoríase
Por HowardC, 16 de fevereiro de 2017
É impossível evitar o estranho e desconfortável
O custo emocional da psoríase rivaliza com o desconforto físico quando se considera o estigma social potencial e os desafios nos relacionamentos. No entanto, acredito em resgatar e aprender com essas situações, não importa o quanto custem. Abaixo estão três das ocasiões mais embaraçosas que experimentei com psoríase, junto com o resultado de como elas me moldaram hoje.
Sendo descoberto no centro de recreação
Compreendo por que as pessoas com psoríase costumam ficar longe do centro público de exercícios ou da piscina. Eu não descobri como nadar até a escola depois de ser abordado para deixar as piscinas quando criança e jovem.
Dessa forma, quando minha cara-metade recomendou que olhássemos para um centro de recreação de bairro, descartei o pensamento. Simultaneamente, não gostaria de desiludi-la ou impedi-la de se exercitar. O centro de recreação oferecia um arranjo inicial atraente e taxas razoáveis para o primeiro ano. Desde o início, eu confiei que ela não ligaria para isso ou sentiria que ir rotineiramente era inviável. No entanto, ela adorou.
Eu tinha que fazer uma escolha – enfrentar a vergonha esperada de mostrar minha pele psoriática no centro de exercícios, ou de apresentar meus sentimentos de apreensão à minha cara-metade.
Decidi contar à minha cara-metade a explicação genuína de que não gostaria de entrar para o centro de recreação. Desde o início, ela tentou argumentar que meus sentimentos de pavor eram exagerados. No final das contas, no entanto, ela compreendeu minha hesitação. Decidimos comprar uma máquina de atividade para usar em casa, considerando todas as coisas.
Logo de cara em nosso casamento, aproveitei a vantagem de discutir meus sentimentos com minha cara-metade e me conscientizei do custo genuíno e apaixonado que longos olhares e indagações sobre minha pele exigiam.
Gerenciando o temido corte de cabelo
Desprezo dar uma olhada nas minhas fotos rudimentares e do ensino médio. Com psoríase escaldante no couro cabeludo, nunca fui a uma esteticista ou cabeleireiro público. Meu pai originalmente aparou meu cabelo. Arrumamos um assento na garagem, onde usei um enorme recipiente de lixo de plástico com uma abertura para aparar o cabelo na minha cabeça. Ele disse que aparar o cabelo é como cuidar de uma cerca, que ficava visível na maneira como meu cabelo acabou. No momento em que deixei de usar o estilo de cabelo de meu pai, descobrimos uma companheira de família da capela que aparava o cabelo em sua garagem. Ela era uma querida mulher da igreja que poderia implorar com entusiasmo em nome de Jesus que minha pele fosse curada. Os estilos de cabelo acabaram bem no geral, no entanto, ela apertou minhas mãos energicamente enquanto implorava e me assustou – não o suficiente para ir ao cabeleireiro lá fora. Como um jovem adulto, me graduei em medicamentos fundamentais, que melhorou minha psoríase do couro cabeludo. Com menos psoríase, veio menos vergonha – e deixei meu estilo de cabelo diferente de como sempre foi. No entanto, eu realmente preciso dizer ao estilista que tenho psoríase, é obviamente muito constrangedor.
Viajando com psoríase
Alguns anos antes, meu tutor me deu as boas-vindas para acompanhá-lo na Inglaterra para ocupar o lugar de palestrante visitante em uma reunião que ele coordenou. Eu não me preocuparia com pequenas excursões localmente, no entanto, viagens pelo mundo trazem um grau específico de tensão. Não tendo nenhuma vontade de deixar para trás a chance de ir para a Inglaterra e investir energia com meu tutor, aceitei sua saudação. Eu precisava de uma nova bagagem para este passeio excepcional. Na Costco, localizei uma enorme mochila que cabia impecavelmente todos meus medicamentos, roupas e suprimentos. Peguei tudo o que precisava para cuidar da psoríase em uma bagagem de mão também. O pacote, embora enorme, carreguei por toda parte até eu ir do terminal aéreo de Heathrow para Londres onde eu permaneci com meus companheiros por uma noite. A reunião funcionou positivamente e eu iria com meu tutor de volta a Londres no veículo de um companheiro. No momento em que viu minha sacola, ele destacou sua pequena bagagem de mão e me falou sobre viajar com o mínimo de bagagem possível. Os veículos na Inglaterra, ele me aconselhou, são muito mais modestos e quem nos dirige não conseguiria nos transportar e transportar o equipamento. Tentei esclarecer como eu precisava de tudo para minha pele saudável, mas simplesmente não era o momento.
O benefício da distância e perspectiva
Eu sorrio quando olho para trás, para esses poucos momentos. Na época, eles pareciam tão importantes e enormes. Mas agora é uma taxa de inscrição em uma academia economizada, uma série de cortes de cabelo ruins para rir e uma palavra dura de uma figura de autoridade que está no passado. É bom poder rir desses momentos de psoríase e aprender com eles. A confiança e a assertividade com uma condição de pele visível e crônica não vêm facilmente. Mas com um pouco de distância e perspectiva, eles podem se tornar a maneira de responder a esses casos embaraçosos inevitáveis.
COMBO DILÊNIA
Dilênia Combo com Creme 300ml