Embora a psoríase seja uma doença auto-imune que causa inflamação excessiva no corpo, os sintomas da psoríase na pele podem ser muito visíveis. Viver com psoríase pode ter um impacto abrangente nas emoções e na vida social de uma pessoa. Na verdade, pesquisas com pessoas com psoríase descobriram que o impacto emocional negativo da doença é quase o mesmo que o de pessoas com outras doenças graves, como câncer, diabetes e depressão.
Ter placas visíveis que são vermelhas, elevadas e escamosas pode fazer uma pessoa sentir-se constrangida ou envergonhada às vezes quando está em público, especialmente se as manchas cobrem grandes áreas do corpo ou estão localizadas em locais que não são facilmente cobertos por roupas, como mãos, rosto e couro cabeludo. Existe um estigma social em ter psoríase, devido à sua natureza frequentemente altamente visível e à crença imprecisa que muitas pessoas têm de que se trata de uma doença de pele contagiosa. Algumas pessoas acham tão difícil lidar com a situação que evitam sair em público ou deixar seus empregos, e assim podem se tornar socialmente isoladas. Outros acham difícil conversar com seus amigos e entes queridos sobre como os sintomas os fazem se sentir.
Não é incomum que uma pessoa com psoríase se sinta preocupada ou insegura com seu corpo, especialmente ao conhecer novas pessoas em situações sociais ou no contexto de namoro. Ter sintomas de psoríase nos órgãos genitais ou em torno deles pode ser especialmente difícil de lidar na formação de novos relacionamentos íntimos.