A psoríase é uma doença auto-imune crônica e causa o desenvolvimento de sintomas chamados placas na pele em qualquer parte do corpo. As placas são manchas de pele saliente, vermelha e escamosa que podem ser dolorosas e coceira. Viver com psoríase pode ser difícil às vezes, tanto física quanto emocionalmente. Pode ter impacto sobre relacionamentos de todos os tipos, incluindo família, amigos e parceiros românticos ou sexuais.
Quando uma pessoa com psoríase está passando por um período difícil com os sintomas da doença, ela também pode afetar membros da família e outras pessoas importantes. É difícil ver alguém que você ama passando por dores físicas e / ou emocionais, mas pode ser difícil saber a melhor maneira de apoiar um membro da família com psoríase. Às vezes, as pessoas com uma condição crônica de saúde têm dificuldade em comunicar seus sentimentos sobre sua saúde física e emocional aos entes queridos. Eles também podem relutar em participar de atividades ou eventos sociais fora de casa em que a família gostaria que participassem, e podem não entender por que o membro da família com psoríase reluta em participar.
Também pode ser difícil para algumas pessoas com psoríase estabelecer novos relacionamentos com amigos ou parceiros românticos porque se sentem constrangidas ou envergonhadas com seus sintomas e temem que a outra pessoa não compreenda seu estado de saúde ou os aceite. Em um contexto de namoro, pessoas com sintomas de psoríase altamente visíveis podem estar particularmente preocupadas com o impacto de sua condição. Quando as lesões da psoríase estão nas áreas genitais, isso pode ser particularmente preocupante. O sexo pode ser doloroso às vezes, especialmente durante os surtos de psoríase.