Quais são os sintomas mais comuns da psoríase?
A psoríase é uma doença persistente do sistema imunológico, em que a irritação abundante causa um escopo de várias manifestações na pele, unhas e articulações. Provavelmente, as indicações mais amplamente reconhecidas da doença são:
- Placas (manchas vermelhas e escamosas)
- Comichão e ardor
- Rachaduras e Sangramentos
- Pústulas brancas
- Pequenos pontos de escamação
- Dor
- Dor e inchaço nas articulações
- Troca de unhas
- Perda de Cabelos
- Lascas parecidas com caspa
O que são placas de psoríase?
As placas são o sintoma mais comum e o nome de um subtipo de psoríase, afetando cerca de 80% das milhões de pessoas que vivem com psoríase. As placas são manchas de pele inflamada e espessada, geralmente de cor vermelha e cobertas por uma camada superficial de escamas prateadas. As placas podem ser dolorosas, coceira e com tendência a estalar e sangrar. Eles podem ocorrer em qualquer parte da pele, mas os locais comuns incluem couro cabeludo, cotovelos, joelhos e parte inferior das costas.
Para obter mais informações sobre o sintoma de Psoríase em Placas
Que tipo de coceira e queimação a psoríase pode causar?
A coceira e a queimação por causa da psoríase são mais uma indicação excepcionalmente normal, avaliada para influenciar até 90% dos indivíduos com a doença. A coceira provocada pela psoríase não é a mesma que coceira causada por outras causas ou doenças da pele. A coceira pode ser extremamente intensa, e acontecer em espaços da pele sem placas visíveis. Coceira e ardor são manifestações que podem influenciar enormemente a qualidade de vida pessoal dos pacientes com psoríase.
Para obter mais dados sobre os sintomas de coceira e queimação.
Que tipo de rachaduras e sangramentos a psoríase pode causar?
Uma vez que a pele influenciada por placas pode ser incrivelmente seca, ela tem a tendência a se romper e sangrar. Em geral, isso influenciará as placas próximas às articulações (como cotovelos e joelhos) com mais frequência do que os outros diferentes lugares do corpo, visto que o movimento e a flexão padrão das articulações podem esticar e romper a camada externa da placa.
Para obter mais dados sobre os efeitos colaterais de rachaduras e sangramentos acesse aqui:
O que são pústulas brancas causadas pela psoríase?
As pústulas(bolhas) brancas são o principal sintoma de um tipo raro de psoríase denominado psoríase pustulosa. Essa condição, que afeta menos de 2% dos adultos com psoríase, causa pequenas pústulas brancas que parecem bolhas na pele. A psoríase pustulosa pode ser uma doença muito séria e requer um tratamento imediato e poderoso para prevenir complicações graves.
Para obter mais informações sobre o sintoma de pústulas brancas
O que são pequenas manchas de descamação causadas pela psoríase?
Pequenas manchas vermelhas ou rosadas que se formam como pequenas lágrimas são as principais indicações de um tipo de psoríase chamada psoríase gutata. As manchas podem ter uma camada fina de escamas finas em cima delas, e um indivíduo pode ter apenas algumas ou muitas manchas. A psoríase gutata é normalmente causada por uma contaminação como infecção de garganta por estreptococos. É o segundo tipo de doença mais normal, que afeta cerca de 10% dos indivíduos com psoríase.
Para obter mais dados sobre a indicação de pequenos pontos de descamação
Que tipo de dor a psoríase pode causar?
Para alguns pacientes, viver com psoríase pode causar muito mal-estar e agonia. As placas podem ser muito dolorosas, principalmente quando se quebram e começam a sangrar. O agravamento pode tornar a prática de exercícios regulares inegavelmente desafiadores, especialmente quando as placas estão localizadas perto das articulações, palmas das mãos ou planta dos pés. Estudos propõem que mais de 40% dos pacientes com psoríase sentem dor frequente devido à doença.
Para mais dados sobre sintomas de dor
Que tipo de dor e inchaço nas articulações a psoríase é capaz de causar?
A dor e o aumento das articulações são efeitos colaterais normais de uma condição chamada inflamação psoriásica das articulações, que é uma condição contínua do sistema imunológico relacionada à psoríase. Os indivíduos com psoríase têm um risco muito maior de desenvolver inflamação das articulações psoriásicas, principalmente se o indivíduo tiver um parente com inflamação das articulações psoriáticas.
Para mais dados sobre as indicações de dor e inchaço nas articulações
Quais alterações nas unhas estão relacionadas à psoríase?
As alterações ungueais são excepcionalmente normais, influenciando metade dos indivíduos com psoríase em placas e um nível muito mais elevado de indivíduos com artrite psoriática. Essas progressões podem incluir manchas, corrosão, estrias, separação, desintegração ou divisão da unha do leito ungueal.
Para mais dados sobre sintomas de mudanças nas unhas
A psoríase seria capaz de causar calvície?
Indivíduos com placas de psoríase no couro cabeludo podem ficar estressados com a chance de ficar careca. Para indivíduos com psoríase leve ou moderada, ficar careca não é muito comum. No momento em que a calvície acontece, geralmente ocorre em pequenas manchas após a remoção das escamas das placas no couro cabeludo. Na maioria das vezes, a calvície é curta e o cabelo volta a crescer depois que a placa se recupera.
Para mais dados sobre quedas de cabelo pela psoríase.
A psoríase capilar pode causar descamação semelhante à caspa?
Indivíduos com psoríase do couro cabeludo podem encontrar lascas no couro cabeludo que podem se parecer muito com caspa. Ambos podem causar coceira e descamação no couro cabeludo; entretanto, a caspa é causada por uma doença parasitária e a psoríase do couro cabeludo é uma condição do sistema imunológico. Lascas semelhantes a caspa acontecem quando a camada de escamas cintilantes que cobre o ponto mais alto de uma placa cai em pequenos pedaços. Existem shampoos medicamentosos e medicamentos para a pele disponível para amaciar e tratar as placas do couro cabeludo para reduzir a quantidade de descamação.
Para mais dados sobre a manifestação dos sintomas parecidos com caspa
Fonte Plaque Psoriasis