O que são placas?
A psoríase é uma doença do sistema imunológico que pode fazer com que vários tipos de efeitos colaterais apareçam na pele. As placas são a indicação mais amplamente reconhecida experimentada por indivíduos com psoríase. Dos mais de 2,7 milhões de indivíduos que foram determinados como tendo psoríase no Brasil, algo entre 75% e 90% têm psoríase em placas.
As placas são manchas de pele que têm uma superfície espessa e excepcionalmente seca e são elevadas mais alto do que a pele circundante. Essas manchas são tipicamente ativas e avermelhadas em sombreamento e podem ficar cobertas por uma camada de escamas brilhantes na superfície.
As placas podem ser extremamente incômodas, doloridas e difíceis. Em alguns casos, eles quebram e sangram. No ponto em que é arranhada ou raspada, minúsculas manchas de sangue podem aparecer na placa. Essas manchas são conhecidas como sinal de Auspitz e sua presença é um dos sinais que os médicos utilizam para fazer a determinação da psoríase em placas.
As placas geralmente começam como manchas minúsculas (do tamanho da cabeça de um alfinete), que preenchem o tamanho para cobrir espaços maiores da pele. Durante uma erupção, várias manchas podem se consolidar para formar espaços maiores de placa. Certos indivíduos apresentam fixações de placa em forma de anel, com pele sólida no meio circundada por uma borda ondulada, espessa e escamosa.
As placas de psoríase podem crescer em qualquer parte do corpo e normalmente aparecem em partes semelhantes dos lados inversos do corpo. Provavelmente, os locais mais amplamente reconhecidos onde as placas acontecem são:
- Cotovelos
- Joelhos
- Parte inferior das costas
- Couro cabeludo
- Pernas
- Braços
- Palmas das mãos
- Solas dos pés
O que faz as placas crescerem?
As placas são criadas como consequência da irritação provocada por uma estrutura invulnerável hiperativa. Este agravamento faz com que o corpo produza novas células da pele mais rapidamente do que células da pele mais maduras podem ser eliminadas normalmente. As novas células da pele empurram as mais maduras para a camada externa da pele, onde se desenvolvem e influenciam o desenvolvimento das placas.
Como as placas são tratadas?
Existem várias alternativas para o tratamento dos efeitos colaterais das placas, sendo as mais conhecidas os remédios para a pele e um tipo de tratamento denominado fototerapia ou tratamento com luz. Muitas pessoas descobrem o uso de uma combinação de vários medicamentos para serem eficazes. Os medicamentos para a pele são medicamentos aplicados diretamente no espaço da pele influenciados pela placa, como um hidratante, creme, gel, fluido ou shampoo. Os fornecedores de assistência médica normalmente sugerem que os pacientes com psoríase mais branda tentem primeiro terapias de pele para tratar suas placas.
Indivíduos com placas de psoríase no couro cabeludo podem descobrir alívio usando um limpador que contém alcatrão de carvão. Embora os itens de alcatrão de carvão possam ser viáveis para alguns indivíduos, a maioria das pessoas detestam esse tipo de tratamento, pois tem um cheiro ruim, pode ser caótico de aplicar e às vezes pode agravar a pele. Da mesma forma, pode manchar roupas, lençóis, toalhas e cabelos claros.
Outra forma seria utilizando por exemplo Shampoo e Condicionador com Ozônio.
O ozônio estimula a produção de glóbulos brancos: Estas células protegem o corpo contra vírus, bactérias, fungos e câncer. Desprovidas de oxigênio, essas células funcionam de forma ineficiente. Eles não conseguem eliminar os invasores e até mesmo se voltam contra as células saudáveis normais (reações alérgicas).
O Shampoo OZON plus possui tecnologia avançada a base de ozônio, fornecendo ação cicatrizante e fungicida, proporcionando uma limpeza profunda. Estimula o processo de regeneração do tecido do couto cabeludo através da inserção de oxigênio ativo na célula.
O Condicionador OZON plus também foi produzido com alta tecnologia em processo de ozonização para manter as propriedades especiais do ozônio, garantindo potencialização de oxigênio, fornecendo o aumento da circulação e restauração das células do couro cabeludo reativando a microcirculação.
Suas fórmulas unidas contém um blend de ativos orgânicos, extratos de plantas, sementes e óleos essenciais que acalmam a pele, favorecem e aceleram o processo de regeneração e cicatrização tecidual ajudando a combater as indesejadas escamações da psoríase no couro cabeludo.
Sintomas de psoríase mais grave requerem remédio com corticoides eficazes. Eles atuam diminuindo a irritação e influenciam com rapidez, mas podem causar efeito rebote.
Para indivíduos com placas mais extremas, os médicos podem sugerir terapia com prescrições fundamentais ou biológicas que influenciam a maneira pela qual as capacidades estruturais invulneráveis. Destinam-se a diminuir o agravamento e as manifestações, como placas, que a irritação causa.
Dicas para controlar os sintomas de Placas
Identificar e evitar seus desencadeadores da psoríase pode ajudar a prevenir surtos de placas. Os casos de gatilhos são feridas na pele, doenças, fumo ou queimaduras de sol. O estresse é um gatilho para alguns indivíduos, que pode ser diminuído com a utilização de psicólogos ou com o apoio de outras pessoas que convivem com a doença, por meio de um grupo de cuidados ou comunidade online.
Muitos indivíduos com psoríase descobrem que o uso de cremes ou óleos espessos pode ajudar na psoríase. Apesar de não tratarem a causa dos efeitos colaterais de maneira direta, eles preenchem como um obstáculo para selar a umidade, aliviar a pele e diminuir o formigamento, rachaduras e descamação.
Massagear em água morna é útil para certos indivíduos, principalmente no caso de usarem substâncias adicionadas, por exemplo, óleo de banho, sais..
Obter uma pequena quantidade de exposição ao sol todos os dias na pele afetada também pode melhorar as placas em pessoas com psoríase leve ou moderada. No entanto, é fundamental não tomar sol em excesso, o que pode causar o surgimento de uma manifestação e incrementar o perigo de doenças de pele com o passar do tempo.