A psoríase, um problema persistente do sistema imunológico, está ligada a diferentes tipos de mudanças que podem acontecer nas unhas dos dedos das mãos e dos pés. Esse tipo de doença das unhas é conhecido como distrofia psoriática das unhas.
As alterações nas unhas podem influenciar toda ou parte de pelo menos uma das unhas, porém mais comumente ocorrem nas unhas. Certos indivíduos, embora não todos, também apresentam indícios de psoríase em placas nas mãos, dedos, pés ou dedos das mãos. Indivíduos que apresentam alterações psoriáticas nas unhas também podem ter psoríase em placas ou dores articulares potencialmente psoriáticas simultaneamente. Na verdade, as alterações nas unhas são frequentemente um sinal de advertência precoce de que alguém com psoríase pode também criar inflamação articular psoriásica.
A psoríase ungueal pode fazer uma ampla gama de alterações nas unhas. Isso pode fazer com que a unha cresça mais rápido ou mais grossa. Partes da unha podem ficar com um tom branco, amarelo, marrom ou vermelho-amarelado.
Pitting é uma alteração típica da unha, que deixa poucos espaços na camada externa da unha. Linhas ou bordas também podem aparecer na unha. Certos indivíduos podem ter unhas que debilitam, racham ou se desintegram separadas. A escamação entre a unha e o leito ungueal pode fazer com que a unha se levante e se separe de seu leito.
Esses tipos de trocas de unhas podem causar dor e desconforto, assim como dificultar coisas como pegar pequenos itens, prender botões ou amarrar sapatos. Da mesma forma, a psoríase ungueal pode tornar as pessoas constrangidas quando expostas em público, especialmente em circunstâncias em que as unhas não podem ser escondidas da vista.
Como diferentes tipos de psoríase, a doença das unhas psoriásica é presumivelmente causada por algumas variáveis distintas identificadas com o histórico familiar, ao sistema imunológico e ao ambiente da pessoa. Indivíduos com psoríase têm sistema imunológico hiperativo que desencadeia muita inflamação quando ela não é necessária. Isso, portanto, faz com que muitas células da pele e da unha sejam liberadas, o que leva a vários tipos de alterações nas unhas. Trauma ou lesões nas unhas podem igualmente causar psoríase ungueal ou desencadear um surto.
Parte dos indivíduos com psoríase em placas tem manifestações que influenciam suas unhas aqui e ali, e os indivíduos com psoríase têm uma ocorrência esperada de associação ungueal durante toda a vida de 80-90%. Cerca de 80% dos indivíduos com inflamação das articulações psoriásica apresentam alterações nas unhas. A psoríase ungueal é incomum em indivíduos que não têm mais nenhum tipo de psoríase: cerca de 5 a 10% dos indivíduos com psoríase ungueal não apresentam efeitos colaterais na pele ou influenciaram as articulações. As mudanças nas unhas influenciam os indivíduos, considerando todas as coisas, as orientações sexuais e as nacionalidades em taxas geralmente equivalentes.
As alterações ungueais causadas pela psoríase podem ser difíceis de tratar, uma vez que podem ser necessários meses ou muito tempo para os medicamentos fazerem efeito. Pode ser muito difícil para medicamentos eficazes entrarem na unha e chegarem ao leito ungueal e à placa de desenvolvimento, que são normalmente as regiões geralmente influenciadas pela doença. Independentemente da duração do tratamento, os medicamentos para a pele podem ser eficazes para mudanças suaves e moderadas nas unhas. Os medicamentos eficazes incluem:
- Fluido Spray Dilênia
- Calcipotriol
- Corticosteroides eficazes
- Creme de 5-fluorouracil
Alterações mais extremas nas unhas podem exigir tratamento com prescrições injetáveis ou fototerapia. Prescrições básicas e tratamentos biológicos que influenciam todo o sistema imunológico podem diminuir o agravamento e as transformações ungueais que ele causa.
Algumas dicas que podem ser úteis para indivíduos que gerenciam alterações ungueais psoriásicas:
- Evite traumas ou lesões nas unhas de qualquer tipo
- Evite cortar ou ferir cutículas das unhas e a pele ao redor das unhas
- Mantenha as dobras ao redor de cada unha tão imaculadas e secas quanto poderia ser esperado
- Mantenha as unhas tão curtas quanto você realmente espera, utilizando cortadores em vez de tesouras para ficar longe de unhas encravadas
Usar esmalte ou unhas artificiais para mascarar mudanças nas unhas geralmente não é prejudicial. Em qualquer caso, é ideal ficar longe de coisas como unhas de gel, que podem impedir que medicamentos para a pele cheguem às unhas naturais.