Como a psoríase em placas causa dor?
A psoríase é uma doença auto-imune crônica em que a inflamação faz com que os sintomas apareçam na pele – incluindo placas. As placas são manchas de pele que são espessadas, inflamadas, vermelhas e em camadas. Viver com psoríase pode causar muito mal-estar e dor, especialmente durante os surtos.
As placas podem causar coceira intensa frequente, sensações de queimação, e podem ser especialmente incômodas quando situadas em regiões como o couro cabeludo ou a virilha. Na possibilidade de que as placas de psoríase influenciem as palmas das mãos e a planta dos pés, pode tornar o caminhar e a realização dos exercícios diários inegavelmente desafiadores devido ao agravamento que causam. Uma vez que a pele em regiões influenciadas por placas pode ser excepcionalmente seca, as placas podem causar rachaduras dolorosas e sangramento. Isso é especialmente normal em placas situadas nos cotovelos, joelhos e diferentes articulações que se movem e se flexionam continuamente.
Para alguns indivíduos, o agravamento causado pela psoríase pode influenciar fundamentalmente a qualidade de vida. Isso pode tornar exercícios como trabalhar, descansar e cuidar de si mesmo verdadeiramente desafiadores e embaraçosos. Em qualquer caso, certos indivíduos com psoríase não tem muitas dores e podem continuar realizando suas atividades normais.
Como a psoríase causa dor?
Uma das causas da dor provocada pela psoríase são os danos aos tecidos causados pela doença, como rachaduras (também chamadas de fissuras). Pontos sensíveis na pele podem ser acionados no tecido lesado e disparar sinais de agonia na mente. Acredita-se que a irritação causada pela psoríase influencia a maneira como a mente mede os sinais de dor. Os cientistas estão tentando mergulhar mais profundamente na conexão entre psoríase e dor, e por que alguns pacientes sentem mais dor do que outros pacientes com um grau comparável de gravidade da doença.
A exploração também mostrou que a experiência de dor pode ser afetada por muitos elementos. Por exemplo, pacientes em climas quentes e ensolarados, em geral, relatam menos agonia. A experiência de dor é igualmente influenciada por questões como:
- Depresão
- Anciedade
- Raiva
- Sentir-se isolado socialmente ou no trabalho
- Sentimentos negativos sobre a doença e seus sintomas
Os pesquisadores costumavam aceitar que os pacientes com psoríase não podiam ter as manifestações de coceira e dor simultaneamente, alegando que seus sinais viajam por vários caminhos através da linha espinhal até o cérebro. Por conta de outro espaço de exame focado na coceira e nas abordagens para tratá-la, os analistas atualmente compreendem que existem inúmeras associações entre os dois sentimentos e que podem ocorrer simultaneamente.
Quão comum é a dor entre pessoas com psoríase em placas?
A dor na pele é comum entre as pessoas com psoríase, relatada por até 42% dos pacientes com psoríase. A dor parece ser mais comum entre:
- Mulheres
- Pacientes mais velhos
- Pacientes com psoríase mais grave
- Pacientes com psoríase há mais tempo
- Pacientes com outras condições de saúde relacionadas à psoríase
Como a dor da psoríase é tratada?
Pessoas que estão sentindo dor devido à psoríase podem descobrir que analgésicos de venda livre ou prescritos, como anti-inflamatórios não esteróides (aspirina e ibuprofeno, por exemplo), são eficazes na redução da inflamação e, portanto, da dor. Outros consideram o Tylenol (paracetamol) útil para o alívio da dor, embora não reduza a inflamação.
No entanto, esses analgésicos não afetam as placas que são a principal fonte de dor. Tratar a inflamação crônica causada pela psoríase é a única maneira de reduzir as placas e outros sintomas. Os tratamentos para a psoríase dependem da gravidade da doença. Para a psoríase leve, os tratamentos tópicos como o Combo Dilênia aplicados diretamente na pele afetada podem ser eficazes na redução dos sintomas. Para a psoríase mais grave, pode ser necessário o tratamento com medicamentos mais fortes que afetam todo o corpo. Os tratamentos comuns para a psoríase incluem:
- Tratamentos tópicos de venda livre, como Combo Dilênia
- Tratamentos tópicos de prescrição, como antralina, corticosteroides, retinóides e análogos da vitamina D
- Terapia de luz (fototerapia)
- Medicamentos sistêmicos, como metotrexato e terapias biológicas, como etanercepte, que atuam suprimindo o sistema imunológico para reduzir a inflamação
Como a dor pode ser agravada pelo estresse ou outros sentimentos negativos, alguns pacientes consideram técnicas como florais, meditação, relaxamento, respiração profunda e acupuntura úteis no controle da dor.