Para certas pessoas com psoríase, em vez de apresentarem placas que se estruturam na pele, eles apresentam pequenas manchas de escamação.
Como a psoríase pode causar pequenas manchas de escamação?
Pequenas manchas de escamação são causadas por um tipo de psoríase chamada psoríase gutata. Como diferentes tipos de psoríase, a psoríase gutata é uma doença do sistema imunológico que causa efeitos colaterais na pele chamados placas. Na psoríase em placas, que é o tipo mais conhecido da doença, as placas são geralmente maiores e são espessas, vermelhas e cobertas por uma camada de escamas brilhantes.
O que é psoríase gutata?
Na psoríase gutata, em qualquer caso, as placas que parecem únicas em relação às provocadas pela psoríase em placas. A psoríase gutata causa manchas vermelhas ou rosa-salmão que se moldam como pequenas lágrimas ou gotas de chuva. A palavra guttate vem da palavra latina para gota. As manchas são minúsculas; cada uma tem geralmente menos de 10 milímetros de largura. As manchas são frequentemente cobertas por uma camada de escamas excepcionalmente fina e fina.
Indivíduos com a doença podem ter apenas algumas manchas em uma parte do corpo, ou podem ter muitas dessas manchas em todo o corpo. As manchas podem ocorrer em qualquer lugar da pele, mas geralmente acontecem no peito, estômago, costas, braços e pernas. O couro cabeludo, as orelhas e o rosto também são áreas normais para essas manchas, também chamadas de feridas. Essas lesões podem aparecer rapidamente em alguns dias. Em alguns casos, as lesões geralmente não coçam.
Quão normais são as pequenas manchas escamosas como efeito colateral da psoríase gutata?
A psoríase gutata influencia cerca de 10% dos indivíduos com psoríase. É o segundo tipo mais normal da doença, depois da psoríase em placas, que afeta de 80% a 90% dos pacientes com psoríase. A psoríase gutata é mais normal em crianças e em adultos com mais de 30 anos. Indivíduos que tiveram psoríase gutata tendem a desenvolver psoríase em placas mais tarde. Um indivíduo pode ter psoríase gutata simultaneamente à psoríase em placas ou outro tipo de psoríase.
Quais são os motivos potenciais para pequenos pontos de descamação?
Muitas pessoas desenvolvem as pequenas manchas escamosas da psoríase gutata após terem sofrido uma contaminação. Pode demorar um pouco depois da contaminação para que os efeitos colaterais da psoríase gutata se desenvolvam. Dor de garganta, uma doença respiratória superior, é o gatilho mais conhecido. As contaminações parasitárias e virais também podem desencadear um surto de psoríase gutata.
Outros criam psoríase gutata após tomar determinados tipos de medicamentos, como:
- Bloqueadores beta
- Lítio
- Medicamentos anti-malária
- Anti-inflamatórios não esteroides, que incluem analgésicos comuns como aspirina ou ibuprofeno
Quais são as alternativas de tratamento para a psoríase gutata?
Para alguns indivíduos, uma erupção de lesões de psoríase gutata desaparece após meio mês ou meses sem a necessidade de tratamento; outros ainda precisam de tratamento para as indicações. Estes podem incluir:
- Combo Dilênia
- Antibióticos para tratar a infecção que causou o surto
- Fototerapia
- Vitamina D ou medicamentos análogos da vitamina A
- Medicamentos sistêmicos que afetam o sistema imunológico, como imunossupressores ou terapias biológicas
A psoríase gutata é diferente de outros tipos de psoríase, pois muitas pessoas que têm um episódio e nunca mais surgem, enquanto algumas pessoas voltam a ter novamente.