A psoríase é uma doença auto-imune que faz com que manchas elevadas, inflamadas e escamosas, chamadas de placas, apareçam na pele. As placas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas o couro cabeludo é uma área típica – cerca de metade dos indivíduos com psoríase apresentam manifestações no couro cabeludo.
A psoríase é capaz de causar calvície?
Muitos indivíduos com psoríase do couro cabeludo podem salientar que perderão os cabelos. Certos indivíduos com psoríase irão ficar calvos, mas normalmente é apenas temporário. Ficar careca não é normal em indivíduos com psoríase leve ou moderada. Indivíduos com psoríase mais extrema podem ter perda de cabelo em pequenas áreas, mas a psoríase raramente causará queda de cabelo permanente.
Quais são os motivos potenciais para ficar careca?
A calvície causada pela psoríase é chamada de alopecia psoriática. A calvície psoriásica pode influenciar os cabelos da cabeça da mesma forma que os pêlos do corpo. A calvície acontece regularmente em áreas do couro cabeludo onde existem placas. Poucos indivíduos apresentam uma queda de cabelo mais ampla em todo o couro cabeludo.
No ponto em que a calvície ocorre no couro cabeludo, geralmente ocorre eliminando as escamas brilhantes que cobrem a camada superior da placa. Arranhar a placa, ao escovar os cabelos, por exemplo, pode arrancar pedaços da escama. Às vezes, manchas de cabelo podem sair ao lado da escama. No momento em que a placa naquele espaço da pele se recupera, os cabelos normalmente voltam a crescer e não deixa cicatrizes.
Alguns tipos de medicamentos para a psoríase também podem causar calvície em alguns pacientes. Estes incorporam acitretina, que é uma vitamina A simples, e tipos específicos de tratamentos biológicos. Pacientes que precisam aplicar medicamentos para a pele no couro cabeludo de forma consistente podem também apresentar calvície devido ao atrito da fricção da medicação.
Quais são as opções de tratamento para ajudar a tratar a perda de cabelos?
Um método poderoso para tratar a calvície é evitá-la, tratando as placas de psoríase que podem fazer o cabelo cair. Itens como o Shampoo e Condicionador Ozon Plus produzido com produtos naturais e com a Tecnologia de Ozoniozação pode funcionar bem na psoríase do couro cabeludo, que é mais branda. Outros medicamentos para a pele para a psoríase do couro cabeludo incorporam antralina, Tazorac (tazaroteno), Taclonex (calcipotrieno) e Dovonex (calcipotrieno). A psoríase mais extrema do couro cabeludo pode ser tratada com fototerapia, medicamentos sistêmicos ou biológicos que influenciam todo o corpo para diminuir as indicações de psoríase.
A Coceira no couro cabeludo é extremamente normal para indivíduos com psoríase do couro cabeludo. Trate a coceira, porque a coceira leva a coçar, o que pode causar calvície se as escamas das placas forem eliminadas. Existem diferentes shampoos clínicos disponíveis que podem ajudar a diminuir a coceira. Eles são normalmente esfregados no couro cabeludo e deixados em repouso por algum tempo para que o tratamento possa entrar no couro cabeludo. Os anti-histamínicos de venda livre tomados por via oral também podem ajudar a aliviar a coceira.
Dicas para conviver com a calvície causada pela psoríase
Apesar do fato de que a psoríase do couro cabeludo pode ser excepcionalmente incômoda, é ideal limitar o coçar, o máximo possível. Além de causar calvície, coçar pode fazer com que as placas do couro cabeludo sangrem. Ser excepcionalmente delicado durante a lavagem (independentemente de ser um shampoo para tratamento) é importante, visto que esfregar e arranhar podem piorar as placas.
Caso seja necessário eliminar as incrustações de placas de psoríase do couro cabeludo, isso deve ser feito com cautela e delicadeza, aplicando primeiro óleo ou tratamento para relaxar as incrustações e, então, nesse ponto, desembaraçando-as para eliminá-las. Dependendo pode piorar as placas e, além disso, causar calvície.