A psoríase é uma doença persistente do sistema imunológico, na qual o agravamento dentro do corpo causa manifestações chamadas placas que se criam na pele. As placas são espaços de pele elevada, vermelha e em camadas que podem surgir em qualquer parte do corpo.
Indivíduos com psoríase ficam pensando regularmente se é ok para eles fazerem uma tatuagem. Tinta inclui infundir tinta na pele utilizando uma agulha. O caminho para a tinta inclui ferir a pele; para indivíduos sem psoríase ou outras doenças de pele, a pele normalmente cura um pouco rapidamente.
No entanto, os indivíduos com psoríase devem considerar com cautela fazer uma tatuagem, uma vez que lesões na pele são um gatilho típico da psoríase. Um gatilho de psoríase é algo que faz com que os efeitos colaterais da psoríase de um indivíduo surjam e piorem.
No ponto em que uma lesão na pele causa manifestações de psoríase, a condição é conhecida como maravilha de Koebner. Ela ocorre em cerca de um quarto dos indivíduos com psoríase, e as novas placas podem se formar em espaços da pele que não foram pintados ou que nunca tiveram placas. Os indivíduos, via de regra, desenvolvem novas placas entre 10-20 dias após a lesão cutânea, porém podem levar até dois anos para se desenvolver. Da mesma forma, a maravilha de Koebner pode fazer um indivíduo promover a psoríase pela primeira vez. Não é inesperado entre os indivíduos que criaram psoríase na juventude e pode afetar indivíduos com doença leve, moderada ou grave.
Se você tiver psoríase, ou se outras pessoas da sua família tiverem psoríase e estiverem pensando em fazer uma tatuagem, converse com seu fornecedor de serviços médicos sobre os perigos esperados e descubra como conseguir uma tatuagem pode influenciar sua condição.